sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Replace Hard Disk 1

Como já dizia aquele quadro do Hermes & Renato, merda acontece!

Estava eu todo feliz e saltitante sentado na cadeira, na frente do computador, e pensei:

-Bom, amanhã eu tenho que acordar às 6:30, e já são 4:00, então eu deveria ir dormir...

Como o sono não veio, e para não correr MUITOS riscos de não acordar no horário, decidi não dormir. Meu brinquedinho não havia sido desligado, e eu ia continuar a trabalhar. Eis que começa a história de terror. Decidido a ouvir música para preencher o vazio do espaço em volta, a solidão do silêncio da alta madrugada, cliquei no ícone do Winamp e apareceu a mensagem que representou uma dor de cabeça que já dura um dia: "Erro, arquivo corrompido". E eu, bem inocente, pensei:

-Então, passo o chkdsk enquanto leio O Hobbit, e depois trabalho.

Engano, o chkdsk pediu pra reiniciar o computador. Ok. Demorou um tempo, disse que corrigiu tudo. Ok. O Windows não conseguiu iniciar. Ok... NOT!

O Windows simplesmente não iniciava, e apareceu uma BSOD por milésimos de segundo, não o suficiente pra eu ler o que estava escrito. Um programa obscuro do Windows, Startup Recovery, então apareceu e, imagina, não conseguiu consertar o startup também. E também não conseguiu (como eu tentei posteriormente com o cabra) usar o System Restore pra voltar a uma versão antiga. Bem inútil, pensei.

A coisa estava feia. Não que ele já não tivesse dado pau antes, mas é um computador, pra resolver problemas piores, é só desligar, deixar 30 segundos parado e religar pra voltar ao normal. Não aconteceu. Então, começou o desespero: "PRECISO FAZER O BACKUP!"

Pergunta número 1: Como acessar os dados?

A resposta veio após as 2 horas de sono, e a ida feliz ao aeroporto, e o almoço com almondegas. Consegui voltar ao mundo (acessar a internet) do computador da minha mãe, e apareceu a...

Resposta número 1: Usar o livecd do Ubuntu.

Baixei ali mesmo, mas estava sem mídia para gravar. Fui pro parcão (era caminho pra loja), encontrei o pessoal que estava no aeroporto, e me chamaram pra um churrasco.

-Mas vocês estão indo agora?
-Sim, quer uma carona?
-Claro, se puder passar lá em casa pra eu pegar o notebook e meu HD externo pra fazer o backup...
-Ok.

Fast-forward. Durante o churrasco, depois de já ter gravado o livecd e rodado, tentativa de backup usando o HD de 250GB. O HD a fazer backup era de 500GB (e ainda é, só não funciona direito o suficiente pra fazer o boot do windows). Depois de muito passar arquivos de um lado pra outro e compactar arquivos compactáveis, faltaram as mp3.

Perdeu preibói. Faltaram 60GB.

Mas bão, eu ainda não tinha descoberto o que tinha dado de errado, só uma grande suspeita. Chegando em casa, 1 da madrugada, mais uma carona conseguida, resolvi usar o diagnóstico da HP que aparece quando se tecla ESC na tela inicial. A resposta veio em letras (não-garrafais) vermelhas (figura 1)

Fudeu!
Figura 1. Favor, ignorar meu reflexo na tela.

Depois disso fui dormir. Pelo menos o Bilbo Baggins teve mais sorte em sua viagem com os anões à Lonely Mountain, que eu com o notebook.

Lições aprendidas:
-sempre ter um HD de backup com espaço livre maior ou igual ao volume de dados que não podem ser perdidos;
-sempre ter o livecd à mão;
-sempre ter um livro à disposição enquanto se roda inúmeros testes com o computador, pra uns dizerem "não foi possível reparar o startup" e outros "substituir hdd 1". Os testes demoram, e pelo menos se fez algo recreativo e interessante nesse tempo que seria, de outra forma, perdido.

2 comentários:

  1. putz bode, que azar, mas pelo menos fica a lição

    ResponderExcluir
  2. Agora que eu vi que não tem pergunta nem resposta número 2... mas foda-se, eu preciso é de 150GB pra fazer backup tem disponível aí? :)

    ResponderExcluir