sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Música boa para trabalhar

Ontem à tarde, enquanto trabalhava, cheguei a uma conclusão interessante: o meu dia fica mais produtivo ouvindo Dimmu Borgir.

Antes do Dimmu Borgir, tentei um Panzerchrist, mas ele teve só 70% da eficiência do Dimmu Borgir.

De qualquer forma, comecei a me questionar depois sobre o que na música faz aumentar a produtividade do trabalho (nota que a produtividade é diretamente proporcional à quantidade de horas trabalhadas durante o horário de trabalho, que segue a equação horas_trabalhadas = horário_de_trabalho - horas_cochiladas - horas_olhando_os_feeds - horas_respondendo_emails), de forma que eu possa encontrar as músicas mais eficazes para tornar o meu trabalho mais eficiente.

O primeiro aspecto a ser notado é que as músicas que eu mais uso para trabalhar (e funcionam) são aquelas que apresentam uma sonoridade mais densa, são músicas mais envolventes (ou viajantes, no caso de abuso de drogas). Quanto mais camadas de som tiver, melhor. Suponho eu que o motivo seja o "desligamento" do indivíduo (no caso, eu) e o ambiente provocado pela imersão na música.

O segundo aspecto trata dos vocais da música. O trabalho fica severamente prejudicado quando se tenta cantar a música ao mesmo tempo. A imersão provocada pela atmosfera densa ajuda a amenizar a vontade de cantar, mas ainda assim, metal épico não funciona. A pior coisa que tem é estar no limite do prazo de entrega de um projeto ouvindo Dawn of Victory. Para o caso épico, funciona melhor um Stormlord. Músicas instrumentais, ou com vocais sem melodias grudantes funcionam muito bem nesse aspecto.

Outra questão importante é o gosto, não necessariamente o que varia de pessoa para pessoa, como o que varia diariamente para uma mesma pessoa. Ontem eu queria ouvir Dimmu Borgir, amanhã eu posso querer ouvir Madonna (grande amplitude musical detectada). Para os próximos dias, verei se tem variação diária na eficácia de diferentes músicas. O que eu sei até agora é que Mastodon, Isis e Pelican funcionam em quase qualquer ocasião.

2 comentários:

  1. "A pior coisa que tem é estar no limite do prazo de entrega de um projeto ouvindo Dawn of Victory."

    Ri horrores com essa!
    Não deixa de ser irônico :)

    Eu tenho rendido bastante ouvindo discos novos de metal melódico, j-rock/j-pop (que não conheço nem entendo a letra, daí não sinto vontade de cantar junto), músicas sem trilha vocal e pop a la Madonna e Roxette pra desestressar :)

    ResponderExcluir
  2. Bah, eu coloco música clássica no trabalho para render melhor. Até porque é a única coisa que me deixam ouvir, senão minha chefe fica p** da vida....

    ResponderExcluir