terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fim de semana

Oi pessoal,

Pergunto: Qual é seu programa favorito no domingo?

Eu não tenho nenhuma preferência. Como eu sou solteiro, faço alguma coisa ao ar livre. Ir na encol, redenção, parcão, tomar um chimarrão e jogar papo fora. Tudo com a gurizada dos tempos de escola, ou a gurizada que mora aqui perto.
Se chove, eu fico em casa dormindo vendo futebol e bebendo refrigerante, ou seja, engordando.

No último domingo fui a um aniversário de um amigo, lá no sítio dele. Longe pra caramba, além da Lami. Foi bem legal, gostei mesmo, fez sol, pessoal legal em volta, ninguém brigando (pelo menos na minha frente), tudo de boa.
E depois que voltei do aniversário com os meus amigos, fomos a um circo que está instalado na frente da FAPA, "Circo de España", ou coisa parecida. O camarote(lugares na primeira fila, R$50,00 para 4 pessoas, e como éramos 4, fomos.
Uma coisa que me entristece é que o Circo, uma organização (fugiu uma palavra melhor)milenar, está abandonada no Brasil. Existe uma lei que proíbe animais selvagens, ou seja, sem leão, tigre, macaco, hienas, rinoceronte e afins. O governo múnicipal/estadual/federal não investe neste tipo de evento cultural para entreter as grandes massas, os aluguéis dos terrenos são exorbitantes,para erguer um circo, é necessária uma grande estrutura, e um bom número de funcionários e é preciso remunerá-los. E analisando friamente, esse pessoal trabalha por um prato de comida, pois o retorno financeiro é muito pequeno, e o trabalho não é reconhecido, o pessoal banaliza.
O circo que fui tinha algumas precariedades. Eles não puderam cuidar do terreno corretamente, tinha arame espalhado, sujeira, os acessos eram algumas tábuas no chão para o pessoal não pisar no barro. Quando entrei, achei bacana, a estrutura de som e luzes era BEM profissional, pessoal vendendo comes e bebes e alguns brinquedinhos para as crianças. E o circo estava vazio, menos de 30% dos lugares ocupados. Detalhe: O circo estava num bairro "pobre", a um preço aceitável (R$11,00 ou R$13,00 por pessoa, criança pagava metade) e mesmo assim o lugar vazio.
Minha mãe nasceu no interior (São Borja) e diz que quando o circo chegava na cidade onde ela morava era um acontecimento, os espetáculos eram lotados (como era uma cidade de fronteira, os argentinos do outro lado também iam), o pessoal gostava de ver os leões, tigres, malabaristas, trapezistas e os outros "istas" que trabalhavam lá.
**Outra coisa, o tratamento dado aos animais de circo é horrível, eles ficam enjaulados, viajam demais, são maltratados, mal alimentados, traduzindo, se ferram. Então a lei que proíbe animais no circo tem sentido por causa disso, mas que o pessoal gosta de ver o leão comendo o domador gosta, né? auehauehauehauhe
SANGUE!!! SANGUE!!!SANGUE!!!

E o espetáculo? Eu gostei bastante, menos os palhaços, eles não tem graça.

Té mais.

Um comentário:

  1. Poxa Fred, foi no Circo, que massa!

    Faz anos que eu não vou ao circo. Acho que da última vez que fui, ainda eram permitidos animais. Talvez seja por isso que deixaram eu entrar, mas enfim... :P

    Programação de domingo pra mim = futebol de manhã + Redenção ou Parcão ou fazer trabalhos à tarde.
    E estranhamente meus domingos têm acabado com álcool.

    ResponderExcluir