quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Os melões

No final do ano passado, após chegar aos 100kg (ou perto disso), e não ter mais disposição para caminhar uma quadra, decidi melhorar um pouco minha alimentação. Meu plano era simples, parar de comer feito um ogro e fazer lanches saudáveis para não passar fome.
Comecei a comer maçãs de lanche, mas cansei de procurar maçãs boas no mercado e troquei por melão. O bom do melão é que é uma fruta gostosa, embora suave, e quando eu fiquei com umas 5 aftas na boca, era uma das poucas coisas que não me irritavam.

Depois de uns dias, me questionei sobre as variedades de melão. Eu estava comprando o amarelo, que é verde quase branco por dentro, e tem um sabor meio adocicado quando mais maduro, e quase não tem gosto quando mais verde. Já nos restaurantes a variedade era diferente. Nunca vi a casca, mas a cor por dentro é de um laranja bem forte, e o aroma também o é. O gosto também é bastante forte, embora quase não seja doce, mesmo quando maduro.

Decidi provar os vários tipos de melão disponíveis por aqui para comparar, e aqui está o resultado.

A primeira leva de melões compreendeu as variedades orange, amarelo espanhol e cantaloupe, segundo os rótulos no mercado. A maioria dos melões cantaloupe que eu vi tinham casca verde. Comprei um mais laranja e comecei os trabalhos por ele, antes que estragasse.

Variedades de melão em ordem: Orange, Cantaloupe, Amarelo Espanhol.

O melão Cantaloupe tem uma consistência bem macia e apresentava uma cor laranja bem forte, assim como o aroma. Até é importante destacar o aroma (mais doce que o sabor): antes de abrir o melão já dava pra sentir aquele cheiro agradável da fruta. Nota-se que, por ser macio, é mais fácil de descascar que o Amarelo. É bastante suculento, praticamente a laranja valência dos melões.

Fatia cortada do melão Cantaloupe.

O melão Amarelo Espanhol (que, segundo me disseram, não é o mais comum na Espanha, cabendo esse posto ao pele de sapo) é evidentemente mais duro que o Cantaloupe, e menos suculento também. O que não quer dizer que seja uma fruta seca. Pelo contrário, dá pra matar um pouco da sede com ele. Ou daria, se fosse menos doce. O gosto de melão é sutil, o mais marcante é o sabor doce desta variedade. Assim como tem pouco gosto de melão, também tem pouco cheiro de melão. No exterior, é chamado de Melão Canário (note as semelhanças com o uniforme da seleção brasileira, :P).

Fatia cortada do melão Amarelo Espanhol.

O melão orange é menor que o Cantaloupe e o Amarelo. Quando eu trouxe pra casa, tinha uma pele bem macia, mas que endureceu até eu abrir o melão. Achei que ele seria mais suculento ao abrir, pois antes de tirar a fatia já derramou um pouco de suco por fora. Entretanto, ele se mostrou mais seco que o Cantaloupe, e com um gosto adocicado comparável com o Amarelo. A consistência é meio pastosa, fazendo este não ser um meio termo entre ambos anteriores, ambos mais consistentes. Não apresenta cheiro perceptível e o sabor de melão é bastante leve, mas mais parecido com o Cantaloupe que com o Amarelo.

Fatia cortada do melão Orange.

Na continuação do texto, comentarei sobre o melão pele de sapo e o melão gaúcho, além de alguma outra variedade que eu porventura encontre no mercado.

Melão facts (todos tirados da Wikipedia quase todos tirados da Wikipedia):
  • O melão amarelo espanhol não é comum na Espanha, diferente do pele de sapo que teve sua origem lá.
  • O melão pele de sapo também é conhecido como melão de natal, por durar longos períodos. Ou seja, desde a colheita até o natal :)
  • O Turcomenistão, além de abrigar a porta para o inferno, comemora o Dia do Melão como feriado nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário