quinta-feira, 5 de junho de 2014

Estado laico, feriado religioso.

Estava eu bem contente perdendo meu tempo vendo as bobagens que as pessoas compartilham e me deparo com uma foto do Papa Chico e a seguinte mensagem: "diz que é ateu, mas já está planejando o feriadão de Corpus Christi". O que poderia ser uma demonstração de incoerência e oportunismo caso tais feriados não fossem obrigatórios.

Incoerente torna-se o Estado brasileiro ao obrigar toda a sua população, independente de suas crenças pessoais, a celebrar eventos que só têm importância para sua porção (ainda maioria, mas em declínio) que segue o catolicismo.

Em relação a outros feriados, não sou totalmente contra, embora os ache um estorvo. Seria muito mais interessante que cada pessoa pudesse declarar seu próprio calendário de feriados religiosos, respeitando algum limite legal. No meu caso, pegaria todos esses dias que são feriados atualmente (carnaval, sexta-feira santa, páscoa, corpus christi, nosssa sra. aparecida, finados e natal, se não esqueci de nenhum) e passaria para perto do meu aniversário :)

Quanto à brincadeira inicial, pode-se argumentar que o feriado de Corpus Christi é facultativo (segundo calendário que acabei de ver, não sei se é verdade), mas se o cidadão trabalha em uma empresa que fecha neste dia, não há tal opção, a meu ver. E outra, se o ser decidir trabalhar neste dia, receberá algo a mais que aqueles que não trabalharam? Acho que deveria receber um dia à sua escolha para folgar.

E quanto aos profissionais liberais? Bom, esses não têm nem final de semana, imagina feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário