terça-feira, 12 de outubro de 2010

Pra pensar sobre o valor da vida

A situação dos mineiros no Chile me coloca a pensar. São pessoas simples, humildes, de orçamento mínimo, trabalhando em condições precárias por um salário que provavelmente seja pouco e mal supra as necessidades deles e de suas famílias, mas quando suas vidas estiveram sob risco, montou-se uma operação de milhares, talvez milhões, de dólares para salvá-los. Oras, se a vida humana vale tanto, por que só se preocupar com ela quando ela está em risco? Porque não existe envolvimento para tentar melhorar a vida daqueles que não estão em risco? A vida só vale algo quando se está à beiras de perder-se?

O dinheiro investido em seu resgate é muito mais do que qualquer um deles jamais ganhará. Não entendam que eu estou criticando o fato de se investir dinheiro no resgate dessas pessoas, é fundamental que haja todo esforço possível para o resgate destes mineiros e para a manutenção da vida de todos os seres humanos, mas acho uma hipocrisia sem tamanho que esse tipo de comoção e movimento seja feito só nos momentos de tragédias, sendo que se essas pessoas estivessem morrendo de fome, nada seria dito, noticiado ou se tornado um fenômeno midiático como esse, nem teria um monte de gente ao redor, tentando salvá-los, talvez sequer conseguissem um leito em um hospital se estivessem morrendo por alguma doença ou em decorrência de um acidente.

É algo que me faz pensar no valor que se dá ao ser humano, na inconsistência da nossa "solidariedade", na nossa incapacidade de modificarmos esse cenário de banalização da vida e a sociedade egocentrica em que vivemos.

3 comentários:

  1. Casos como o dos mineiros responsabilizariam a empresa de negócios para os quais cifras com milhar acho que são pequenas para quantificar. Nesse caso, teria um sério abalo da imagem da empresa.

    Por outro lado, na ocasião de tragédias sempre aparecem "heróis" para ganhar alguma publicidade com o caso.

    Do outro lado, condições duras de trabalho são "normais". Miséria existe em grande quantidade. Não dá publicidade, então ninguém faz nada quanto a isso.

    Pra esse tema, eu recomendo a leitura do blog do Sakamoto que constantemente trata do tema das condições precárias de trabalho, trabalho escravo no Brasil e outras injustiças sociais.

    Bastante pertinente teu tema Ni, bem vindo de volta!

    ResponderExcluir
  2. Eu escrevi e não li direito, ta cheio de erro de português e mal escrito pra caramba... acho que era a hora e o sono... :P

    ResponderExcluir
  3. Pizzanerds voltou ao trabalho ou eu estive afastada por mto tempo?
    Estão de parabéns, gurizada! Escrevam mais! =D

    ResponderExcluir